terça-feira, 22 de novembro de 2011

Letras no Palco: primeiro dia

Credenciamento Letras no Palco 2011
Nesta segunda-feira se deu o início do V Letras no Palco, nele serão homenageados os poetas alagoanos Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Lêdo Ivo e Arriete Vilela, na primeira noite contamos com a presença de participantes vindos de diversas cidades e universidades do estado, bem como apresentações culturais locais.

A abertura do evento foi dada pelo magnífico reitor da universidade – professor mestre Jairo José Campos da Costa. Logo após, a idealizadora do projeto professora especialista Maria Madalena Barros de Menezes, em poucas palavras pôde dizer o que significava o evento, segundo ela: “As letras devem sempre estar no palco”.

Em seguida foi dado o início da palestra "Literatura e Música: Caminhos e olhares", com o professor doutor Márcio Ferreira da Silva, nela foi mostrado à influência de ambas na nossa vida. Ao término da palestra, quando perguntado sobre o que ele havia achado do evento, ele responde de imediato: “acho fundamental privilegiar os artistas da terra, pegar pessoas de Arapiraca, artistas daqui, pessoas da própria universidade [...] A proposta dará frutos a UNEAL e espero que bons frutos”.

E como o evento visa mostrar a literatura e os artistas alagoanos, houve um recital com o poema "Máquina Burguesa", por Nivaldo Oliveira Pacheco, e ao longo do poema foram mostrados imagens fortes e marcantes.

Afrízio Acácio no Letras no Palco 2011
Dando continuidade com a programação da noite, tivemos a apresentação musical de Afrízio Acácio, representando a secretaria de cultura de Arapiraca, que nos deliciou com suas canções ritmadas e de letras a cara do nordeste.
As apresentações musicais e a programação da noite foram encerradas por Max Leandro, graduando do 1º período de letras da UNEAL, com suas belíssimas canções autorais.


Participantes assistindo ao Letras

- O que mais se ouviu durante todo o primeiro dia de evento foi o que ficou bem definido por José Leandro Ferreira – graduado em letras: “No geral não vejo eventos que privilegiem a literatura alagoana, estão de parabéns!”



Participantes do Letras no Palco 2011


"Comovo-me em excesso,
por natureza e por ofício.
Acho medonho alguém
viver sem paixões."
(Graciliano Ramos)




Por: Alice  Barbosa da Silva

Nenhum comentário: